Seu peso também mudou e a Z800 é um pouco mais pesada que a sua antecessora Z750 que tem peso em ordem de marcha de 226 kg (standard)/230 kg (ABS) contra os 229 kg (standard)/ 231 kg (ABS) da nova naked. Além disso, o tanque de combustível da nova Z800 está 1,5 L menor, prejudicando sua autonomia que será ainda menor em decorrência do aumento da potência.
Totalmente renovada, podemos considerar que a Z800 é uma nova moto e poucas peças da Z750 foram mantidas. No novo chassis, o quadro tubular de aço de alta resistência é complementado por um sub-chassis de alumínio fundido, com a fixação do motor mais próximo do seu centro de gravidade, reduzindo as vibrações transmitidas ao piloto. A postura é ligeiramente inclinada para a frente (frente abaixada, traseira levantada), contribuindo para o visual mais agressivo. A geometria do conjunto resulta em uma pilotagem com alta responsividade, agilidade e estabilidade.
As suspensões foram otimizadas para o aumento de potência e a nova rigidez do chassi. Tanto o garfo dianteiro invertido de 41 mm da Kayaba como o amortecedor traseiro a gás do tipo Uni-Trak são ajustáveis no amortecimento de retorno e na pré-carga da mola. O sistema de freios também foi redimensionado, com o duplo disco dianteiro aumentado para 310 mm, com duas pinças opostas de 4 pistões. Assim como na Z750, a Z800 oferece a opção do ABS instalado de fábrica.
Além das mudanças estruturais, o tanque de combustível também foi redesenhado e está mais estreito junto às pernas do condutor. A posição de pilotagem natural e relaxada proporciona uma experiência de pilotagem prazerosa em qualquer ambiente.
Completando os requintes de estilo da Z800, a lanterna traseira de LED forma uma dupla de letras “Z” quando acesas, enquanto o moderno painel de instrumentos totalmente digital está mais completo e possui novas funções personalizáveis como o conta-giros que pode ser visualizado de três formas diferentes.
Com todos estes atributos, com certeza a Kawasaki Z800 vai conquistar muitos motociclistas brasileiros que buscam uma motocicleta com a potência próximo a de uma 1000cc, mas com um jeito mais dócil de uma 600cc.