A Honda apela para a nostalgia ao voltar a vender no Brasil um modelo com o nome CB 500F. Feita em Manaus e com tabela a partir de R$ 22 mil (a versão com ABS sai por R$ 23.500), a naked (sem carenagem) faz parte de uma família que contará até o fim de 2014 com uma big trail, a CB 500X, e uma esportiva, a CBR 500R.
Para a Europa, o modelo surgiu como opção para um mercado em crise. Aqui, a CB 500F passa a ser a porta de entrada para quem deseja subir além dos modelos de 300 cm³.
CONCEITO
A novata traz o mesmo conjunto que equipará suas “irmãs”, exceto pelo guidom e o ângulo de cáster, que terá capacidade de esterço diferente da versão 500X. O motor é dois-cilindros de 471 cm³ e 50,4 cv.
Ser um produto de entrada fez dessa Honda uma motocicleta de menor qualidade. Os pistões são os mesmos da esportiva CBR 600 RR e os freios a disco vieram da NC 700 X, assim como o desenho do painel.
EM MOVIMENTO
O quadro do tipo diamante se traduz em estabilidade e rigidez para permitir fáceis e rápidas mudanças de trajetória.
O motor com refrigeração a ar gera 4,55 mkgf de torque entregues em baixos giros. Isso facilita a condução em baixa velocidade e colabora com as arrancadas. O câmbio de seis marchas tem trocas “secas” e precisas, o que agrada em uma tocada mas esportiva.
Os freios são bons, embora não tragam o sistema que atua nas duas rodas independentemente de o condutor aplicar força só no frente ou só atrás.
A posição de guiar é confortável, especialmente na cidade. Isso porque a coluna do motociclista fica bem reta.