Criada em 1934 para romper paradigmas, a BMW R7 continua fiel a essa premissa até hoje. Tanto que acaba de ser eleita a melhor motocicleta na edição 2012 do Festival de Pebble Beach, na Califórnia, encerrado no domingo passado. Exemplar único, o protótipo é a primeira moto com garfo telescópico na dianteira e enfeites fixos na carenagem.
Esses detalhes visuais têm a ver com a paixão de seu criador, Alfred Böning, pelo movimento Art Déco, surgido nos anos 20. Ele quis transferir os dogmas do estilo (elegância fundida à modernidade e à funcionalidade) para a R7.
Como não foi feita em série, a moto ficou esquecida por décadas. Em 2005, a própria BMW deu inicio a um minucioso processo de restauração.
Ela estava com cerca de 70% das peças originais quando foi encontrada, na Alemanha. Seu proprietário a havia desmontado e usado alguns dos raros componentes em outras motocicletas.
Como ficou sem cuidados desde 1935, o estado da R7 era lastimável. Inclusive o do motor boxer de 800 cm3.
Várias peças tiveram de ser refeitas e outras foram restauradas de forma artesanal. Concluído o processo, o modelo voltou a ser como há 78 anos.
Embora a reforma tenha sido bancada pela montadora alemã, a moto continua a pertencer à família de seu antigo “guardião”. E, ao menos por enquanto, não está à venda.
Karl Baumer, CEO da BMW, foi a Pebble Beach receber a premiação. lanternas com fundo escuro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário