A 1190 Adventure é a primeira moto do planeta a sair com o sistema MSC de fábrica
Talvez não seja necessário recorrer às estatísticas, pois diz o senso comum dos motociclistas que muitos dos acidentes acontecem em curvas. Agora os números confirmam: quase um quarto, ou para ser mais preciso 24% de todos os acidentes envolvendo motocicletas ocorrem ao contornar uma curva. O estudo conduzido pela divisão de sistema de controle de chassi da Bosch fez com que a empresa desenvolvesse o primeiro controle de estabilidade para motocicletas em parceria com a austríaca KTM. O novo sistema reúne benefícios dos freios combinados, do ABS e do controle de tração. Todos funcionando em conjunto para dar apoio ao piloto em todas as situações, durante a frenagem ou aceleração, e também enquanto está em uma reta ou em uma curva.
“O Controle de Estabilidade para Motocicletas é um grande passo na segurança desses veículos e pode ajudar a reduzir acidentes”, afirmou Gerhard Steiger, presidente da divisão de Chassi da Bosch. Novidade mundial da fábrica alemã, o novo MSC (do inglês Motorcycle Stability Control) fez sua estreia no modelo 2014 da bigtrail 1190 Adventure, que será a primeira moto do mundo a sair de fábrica com o novo sistema.
O ABS agora inclui novos sensores e um software mais sofisticado para funcionar com a moto inclinada
“Ficamos muito satisfeitos em poder oferecer aos nossos clientes mais segurança, porém sem perder o prazer de pilotar uma de nossas motocicletas”, declarou Harald Plöckinger, executivo chefe de desenvolvimento da KTM, durante a apresentação da nova moto com a tecnologia no Salão de Motos de Milão, no início de novembro.
Como funciona
A base do novo Motorcycle Stability Control (MSC), o controle de estabilidade de motocicletas, é o sistema de freios ABS da Bosch. Aprimorado, o ABS agora inclui novos sensores e um software mais sofisticado para funcionar com a moto inclinada.
O MSC calcula a força de frenagem que pode ser aplicada em determinada inclinação sem perder o controle
Sensores nas rodas medem a velocidade de giro das mesmas até 100 vezes por segundo para detectar velocidades muito díspares para detectar alguma perda de controle. Até aí nenhuma novidade, mas o que diferencia o MSC do ABS comum é o fato dele funcionar com a moto inclinada.
No novo MSC, um módulo que determina o ângulo da moto em relação ao solo (lean angle) e também o ângulo de rotação (pitch angle). A unidade de controle do ABS colhe os dados de inclinação e de rotação da motocicleta para determinar se a moto está inclinada e o quanto está inclinada. Isso ajuda os freios a terem um melhor desempenho nessa situação.
Os freios são combinados e uma bomba distribui a pressão hidráulica de frenagem entre a roda dianteira e traseira mais adequada a cada situação – levando em conta a velocidade da moto, o giro das rodas e a inclinação. Com base nesses dados e em parâmetros específicos da motocicleta, como tamanho e formato do pneu, o ABS calcula o limite físico da força que pode ser aplicada nos freios naquele determinado ângulo de inclinação.
Benefícios
Muitos dos acidentes em curvas acontecem quando o motociclista se aproxima muito rapidamente e freia exageradamente com a moto inclinada, travando a roda dianteira e caindo. Outros não freiam o suficiente, não conseguem contornar a curva e “abrem” a trajetória, colidindo com algum veículo que vem no sentido contrário.
Nesses dois casos, o MSC pode ajudar. Afinal, o ABS e o freio combinado calculam a força que pode ser aplicada naquela inclinação sem que o motociclista perca o controle da moto. Mas de forma que consiga reduzir a velocidade.
O sistema ainda ajuda em outras situações, como no caso das quedas chamadas de “lowsiders”, quando as rodas derrapam para fora na curva em função de uma força exagerada nos freios. De acordo com a Bosch, os sensores conseguem detectar o risco de uma derrapagem e limitar a força máxima de frenagem.
Outro erro que o sistema de controle de estabilidade pode evitar é a tendência que a motocicleta tem de ficar reta quando se freia em uma curva. Explicações físicas mais complicadas à parte, sempre que se freia com a moto inclinada ela tende a se levantar. Isso faz com que os motociclistas iniciantes percam a trajetória. Nessa situação o eCBS, o freio combinado controlado eletronicamente, novamente entra em ação e encontra a melhor distribuição da força dos freios. Há ainda as funções anti-wheeling, que evita que a roda dianteira “empine”; e a uma função que não permite que a roda traseira saia do chão, caso o motociclista exagere na dose no freio dianteiro.
Complementa o sistema um controle de tração, ajustado para o asfalto e também para a terra, já que a KTM 1190 Adventure é uma bigtrail com clara vocação off-road. O sistema evita a derrapagem da roda traseira em situações de aceleração em piso de baixa aderência.
Com o novo sistema, a 1190 Adventure pode ter se tornado a moto mais segura do mundo
Mas a Bosch é enfática: apesar de toda a tecnologia de ponta, o MSC não suspende as leis da física. Ou seja, erros graves na pilotagem e comportamento imprudente ainda podem levar a acidentes.
Apesar de estrear na motocicleta KTM, não há um contrato de exclusividade entre a fábrica austríaca e a Bosch. Portanto, em breve poderemos ver o novo sistema a equipar outros modelos de diversas marcas. Uma boa notícia, já que o novo controle de estabilidade para motos é o mais importante avenço na busca de tornar as motos veículos mais seguros desde o surgimento do ABS há 25 anos. (por Arthur Caldeira/foto: Divulgação /KTM)
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