quinta-feira, 19 de janeiro de 2012
Chevrolet Caravan 1978
Em seu blog Caravan 78, Daniel Guerra mantém um diário de bordo quanto a realização de um sonho: o seu primeiro carro antigo. Mas pera lá, não poderia ser qualquer um. “Queria que fosse uma Caravan 78 branca”, afirma o apaixonado por ronco forte de motores em entrevista ao Portal Antigo Motors.
A escolha do modelo foi feita há alguns anos, precisamente em 1994, quando aos 16 anos seu grande sonho de consumo era dirigir a Caravan SS branca do seu pai. Mas este também era o xodó do patriarca. Enfim, segundo Daniel, não foi fácil convencê-lo a deixar dar a primeira volta. Porém quando aconteceu, para o então adolescente, foi inesquecível.
O projeto da perua Caravan surge do bem sucedido Chevrolet Opala, em meados da década de 1970. Primeiramente, numa versão mais calma de quatro cilindros. Atendia tanto a família que desejasse espaço e conforto, quanto ao trabalho. Com poucas ofertas de picapes na ocasião, bastava baixar os bancos traseiros para ter um amplo porta-malas a disposição. Espaço para mais de metro! E ainda poderia passear com esposa, filhos e sogra nos finais de semana.
Outra opção, já no final da mesma década, era a versão esportiva SS - esta com seis cilindros. Voltado ao público que procurava desempenho, passou a ser considerada mais luxuosa e gastona também. Apresentava faixas pretas laterais para destacar o perfil pouco calmo e mais sonoro. Com o passar dos anos a linha Caravan cresceu, fez grande sucesso como a mais robusta de sua categoria.
O modelo, assim como o cupê, surge de projeto alemão que aqui foi adaptado às necessidades e preferências brasileiras. O maior pecado talvez tenha sido não disponibilizar oficialmente uma versão 4 portas, algo que os consumidores na época associavam aos táxis. Tanto na época, como depois dela, oficinas e concessionárias especializadas fizeram tal adaptação a pedido dos clientes.
Mas as modificações feitas nesta beleza das fotos foram no sentido de torná-la mais a cara do proprietário. “Não tenho a preocupação em manter original, mas se é para customizar prefiro que seja com itens de época”, afirma Daniel, que também é um dos idealizadores do Portal Antigo Motors. A escolha do veículo se deu de fora para dentro, no sentido de encontrar um carro antigo bastante íntegro em carroceria, parte interna e elétrica. Pedido atendido.
Quanto à mecânica, foi preciso apimentar. Do original motor 4 cilindros, as 3 marchas com alavanca na coluna de direção e banco inteiriço, mudou para motor 4,1L de 6 cilindros, 4 marchas longas com alavanca no assoalho e bancos individuais, além da direção hidráulica, aumentando o conforto. “O motor recebeu carburadores Weber. Como procurava um pessoal de confiança, o carro foi preparado na oficina R2 Garage, especializada em Opalas e Caravans”, dá a dica.
E o barulho do coração do carro é um item importantíssimo. “Para quem realmente gosta de carro com desempenho, o ronco do motor é fundamental. O motor tem de se expressar”, ressalta Daniel. Som que nesta Caravan 78 é reforçado com escapamento 6 x 2 sem emendas.
Para conferir os ares esportivos, incrementou com pneus Cooper Cobra e rodas Cragar, a mesma fornecedora da linha SS, “mas estas são de um modelo diferenciado”, adianta o entusiasta. Todo cuidado para com a perua tem um valor pessoal importante, “É a realização de um sonho meu, mas ver meu pai também realizado não tem preço”, conta.
Entre as diversas histórias que passou a bordo da Caravan branca do pai, destaca uma: “Lembro de uma vez que meu pai bateu o carro atrás de uma Brasília. Sai com a boca sangrando, mas nem liguei. Chorei mesmo porque o carro estava amassado”, diverte-se hoje.
O próximo carro deve ser um cupê da mesma linha, também desta época de 1975 até 79. Mas não precisa ser necessariamente do ano de 78, que não por coincidência, é o mesmo ano de nascimento do proprietário. Nós do Portal Antigo Motors fazemos votos de que não demore e nos leve para dar uma volta!
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