Seguindo a receita da inglesa Triumph e da italiana MV Agusta, a marca japonesa Yamaha resolveu inovar a sua linha de motocicletas e apresenta na Europa como modelo 2014 a naked MT-09 com motor 3 cilindros de 850cc, que representa uma nova era para marca dos diapasões no segmento de motos esportivas dentro do conceito MT.
Ainda como estudo o motor Yamaha de 3 cilindros foi apresentado ao público na Alemanha, no salão de motos de Colônia, um dos maiores eventos motociclísticos do mundo, com a ilustre presença do atual campeão da MotoGP Jorge Lorenzo.
Os engenheiros e técnicos da Yamaha revelam que a partir do novo motor, desenvolvido como uma mescla dos propulsores da R1 e M1, da MotoGP, passaram a trabalhar na concepção de um sistema que privilegiasse mais o regime de torque de forma mais linear.
O diferenciado motor 3 cilindros de 847 cm³, arrefecimento líquido e injeção eletrônica TCI, da Yamaha MT-09 é capaz de desenvolver uma potência de 115 cavalos a 10.000 rpm e torque de 8,9 kgfm a 8.500 rpm. As especificações de aceleração e consumo não foram divulgadas.
A MT-09 vem equipada com suspensão reforçada invertida na dianteira com amortecedores telescópicos e na traseira com sistema monochoque. O conjunto de frenagem é composto de disco duplo na frente de 298 mm e disco simples na traseira de 245 mm. As rodas são aro 17.
A capacidade do tanque de combustível da nova naked japonesa é até 14 litros que, segundo a Yamaha, permitem rodar até 240 quilômetros com um tanque cheio. O peso em ordem de marcha anunciado para MT-09 é de 188 kg e 191 kg, na versão com ABS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário