O segmento de monovolumes, que estava sem grandes novidades no País nos últimos tempos, ficou mais agitado. A Chevrolet lançou o Spin e a Citroën colocou o novo motor 1.5 de até 93 cv no C3 Picasso. Os resultados vieram em seguida, especialmente no caso do substituto de Meriva e Zafira, que tem obtido números expressivos de vendas.
Colocamos os dois novatos frente a frente com o Fiat Idea, o monovolume mais vendido do País (o Honda Fit está mais para hatch) em dois momentos: nas versões de entrada e de topo. Nas de base, a configuração GL do Citroën C3 Picasso, tabelado a R$ 45.600, enfrentou o Idea Attractive, que, a R$ 42.370 vem com o 1.4 de até 81 cv.
O Spin traz o quatro-cilindros 1.8 de até 108 cv e, na versão de topo, LTZ, tem preço sugerido de R$ 55.840 com o câmbio automático de seis marchas, que é opcional. Ele encara o Idea Essence 1.6 (117 cv) com a caixa automatizada Dualogic, a R$ 47.130.
E as duas novidades surpreenderam, derrotando a veterana em suas respectivas divisões.
Entre as de entrada, o C3 Picasso venceu com maior folga. O modelo fabricado em Porto Real (RJ) foi melhor em aspectos como desempenho, favorecido pelo motor 12 cv mais forte e de torque superior, equipamentos e qualidade da suspensão.
Apesar de sensível quando sobre piso irregular, o conjunto é mais bem acertado que o do mineiro Idea, muito macio. A carroceria do Fiat se inclina bastante em curvas, característica presente em todas as suas versões.
Nas opções mais sofisticadas a disputa foi bem acirrada. O Chevrolet Spin, feito em São Caetano do Sul, no ABC paulista, faturou a parada por apenas dois pontos por ser mais agradável de guiar, ter peças de manutenção mais em conta e oferecer maior espaço para bagagens. Essa é uma das vantagens de ter sido desenvolvido tendo a Zafira como “molde”.
O Idea também tem suas qualidades. Uma das principais é a relação custo-benefício. Ser mais em conta não faz do Fiat um carro “pelado”. Ele oferece boa combinação de itens de série (já na Attractive há freios ABS, dois air bags e direção hidráulica, entre outros). Na configuração de topo, considerando a diferença de R$ 8.710 entre os modelos, a vantagem é maior. Outro diferencial é ter, na versão Essence, o motor mais potente – e um dos mais modernos – entre esses rivais.
Por falar em propulsor, este é um dos destaques do Citroën, que mostra mais agilidade que o Idea Attractive no trânsito urbano. Falta fôlego ao Fiat em sua opção de entrada.
As fotos foram feitas com a versão GLX do C3 Picasso.
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