O ano de 2014 será de Copa do Mundo no Brasil. Mas, enquanto a disputa estiver rolando dentro do gramado, fora das quatro linhas vai haver outra briga que deverá mover as massas: será o ano de estreia da versão brasileira do VW Up!, que chegará com significativas mudanças em relação ao projeto original, e da nova geração do Ford Ka, especialmente projetada na Alemanha com foco nos mercados emergentes. Dois novos “populares” de verdade, que vão mexer com as torcidas. Quais serão as táticas de cada um? O que esperar desse jogo? CARPLACE consultou suas fontes e preparou uma espécie de avant-premiére das duas novidades. Confira!
Substitui quem?
Up! – Chega para ser o carro de entrada da VW brasileira no lugar do Gol G4, com valores partindo da faixa dos R$ 27 mil. Mas haverá também versões mais caras e equipadas (flagramos uma unidade até com GPS), além do Cross Up!, modelo de apelo aventureiro. Assim, vai acabar entrando na seara do próprio Gol, como acontece com Uno e Palio na Fiat.
Up! – Chega para ser o carro de entrada da VW brasileira no lugar do Gol G4, com valores partindo da faixa dos R$ 27 mil. Mas haverá também versões mais caras e equipadas (flagramos uma unidade até com GPS), além do Cross Up!, modelo de apelo aventureiro. Assim, vai acabar entrando na seara do próprio Gol, como acontece com Uno e Palio na Fiat.
Ka – O projeto inicial previa que o futuro Ka aposentasse de uma vez só o Ka atual e o Fiesta Rocam, nas versões hatch e sedã – sim, haverá um Ka Sedan nesta nova geração. Mas parece que as boas vendas do Rocam fizeram a Ford mudar de ideia e mantê-lo em produção por mais um tempo, ao longo de 2014. Espera-se, portanto, que o velho Fiesta seja mantido apenas na versão 1.0 e tenha o preço reposicionado, enquanto o novo Ka ocuparia a lacuna de R$ 30 mil a R$ 40 mil.
O que muda?
Up! – Enquanto na Europa o Up! é um carro para jovens solteiros, no Brasil ele desempenhará o papel de primeiro carro 0 km de muitas famílias. Portanto, a VW local teve de adaptar o projeto, modificando o arranjo do banco de trás e o balanço traseiro para ampliar o espaço para os passageiros e bagagem. Dizem, nos corredores da fábrica, que o Up! brasileiro ficou cerca de 20 cm mais comprido e que o porta-malas chegou a 280 litros, além de abrigar o estepe. Outra mudança se deu nas janelas traseiras, que são basculantes no carro europeu e aqui terão abertura convencional.
Up! – Enquanto na Europa o Up! é um carro para jovens solteiros, no Brasil ele desempenhará o papel de primeiro carro 0 km de muitas famílias. Portanto, a VW local teve de adaptar o projeto, modificando o arranjo do banco de trás e o balanço traseiro para ampliar o espaço para os passageiros e bagagem. Dizem, nos corredores da fábrica, que o Up! brasileiro ficou cerca de 20 cm mais comprido e que o porta-malas chegou a 280 litros, além de abrigar o estepe. Outra mudança se deu nas janelas traseiras, que são basculantes no carro europeu e aqui terão abertura convencional.
Ka – A principal atração em termos estruturais é que o novo Ka vai abandonar a plataforma do antigo Fiesta Street em favor da usada pela dupla New Fiesta/EcoSport. É provável então que ele herde a boa dirigibilidade do New Fiesta, assim como as formas internas – fontes garantem que o painel lembra bastante o do irmão mais caro. Outra novidade é que, pela primeira vez, o Ka terá versão de quatro portas e um inédito sedã, que vai ocupar a vaga do Fiesta Rocam Sedan. A versão duas portas é que não deverá existir nesta nova geração.
Qual será o powertrain?
Up! – A princípio, o novo compacto vai estrear somente com o novo motor EA211 1.0 12V flex de três cilindros (sem tanquinho auxiliar) que estreou no Fox Bluemotion. Devido ao peso inferior ao do Fox, espera-se desempenho e consumo ainda melhores com o propulsor de 82 cv e 10,4 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Não está descartada uma futura variante com motor 1.4, que poderia ser uma versão esportiva ou mesmo uma versão mais forte do Cross Up!.
Up! – A princípio, o novo compacto vai estrear somente com o novo motor EA211 1.0 12V flex de três cilindros (sem tanquinho auxiliar) que estreou no Fox Bluemotion. Devido ao peso inferior ao do Fox, espera-se desempenho e consumo ainda melhores com o propulsor de 82 cv e 10,4 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Não está descartada uma futura variante com motor 1.4, que poderia ser uma versão esportiva ou mesmo uma versão mais forte do Cross Up!.
Ka – O modelo terá a primazia de lançar o novo motor 1.0 de três cilindros da Ford no Brasil. Trata-se de uma versão simplificada do 1.0 Ecoboost que roda na Europa, sem a injeção direta e o turbo. Por aqui terá injeção flex e sistema de aquecimento do etanol para dispensar o tanquinho de gasolina da partida a frio, com potência ao redor do 80 cv. Nas versões mais caras, o novo Ka usará o propulsor Sigma 1.5 16V do New Fiesta, de 111 cv, sempre com câmbio manual de cinco marchas – a transmissão Powershift de dupla embreagem ficará reservada ao irmão maior, ao menos por enquanto.
Quando chega?
Up! – Era esperado para o segundo semestre deste ano, mas a prioridade da VW foi trazer o novo Golf. Assim, a produção do Up! começa em Taubaté (SP) somente em dezembro, e o carro chegará as lojas em fevereiro a princípio somente com carroceria de quatro portas. As versões duas portas e Cross chegarão nos meses seguintes.
Up! – Era esperado para o segundo semestre deste ano, mas a prioridade da VW foi trazer o novo Golf. Assim, a produção do Up! começa em Taubaté (SP) somente em dezembro, e o carro chegará as lojas em fevereiro a princípio somente com carroceria de quatro portas. As versões duas portas e Cross chegarão nos meses seguintes.
Ka – Também estava previsto para o fim de 2013, mas o projeto atrasou – assim como ocorreu com o New Fiesta e o novo Focus. De acordo com o colunista Fernando Calmon, do nosso parceiro UOL Carros, a produção em Camaçari (BA) começa em março de 2014. Mas o modelo só deve desembarcar nas lojas no fim do primeiro semestre.
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