A BMW revelou nesta terça-feira (10),
na Alemanha, a versão final de produção de seu primeiro scooter elétrico para
produção, o C Evolution. O modelo é baseado no protótipo Concept e. de 2011 e segundo a empresa será "o começo de um novo
capítulo para a mobilidade urbana para a BMW".
Em 2013, outra fabricante tradicional
de motos, a austríaca KTM, também entrou no segmento dos scooters movidos à
eletricidade, o esportivo E-Speed,
apresentado ainda como conceito.
Ainda sem data para chegar às lojas, o C Evolution chega a 120 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente) e seu motor rende 47 cavalos de potência. Autonomia é de cerca de 100 km e carga leva 4 horas para ser completa recarregando em tomada de 220 V.
Ainda sem data para chegar às lojas, o C Evolution chega a 120 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente) e seu motor rende 47 cavalos de potência. Autonomia é de cerca de 100 km e carga leva 4 horas para ser completa recarregando em tomada de 220 V.
De acordo com a BMW, a aceleração do
scooter é superior ao de modelos convencionais de 600 cilindradas ou mais.
Dados da fabricante apontam que o veículo faz de 0 a 50 km/h em 2,7 segundo e
de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos.
Apesar do sistema de propulsão
diferenciado, o visual do Evolution não esconde a inspiração nos scooters
movidos à gasolina da BMW.
Para impulsionar o motor, o modelo utiliza bateria de íon-lítio de alta
voltagem, com capacidade de 8 kWh. Com refrigeração líquida, o propulsor
transmite a força para a roda traseira através de correia.
O C Evolution disponibiliza 4 opções
de entrega de potência: Road, Eco Pro, Sail e Dynamic. Além de oferecer modos
de maior e menor consumo, o scooter traz inédito sistema de recuperação de
energia, quando freia ou mesmo ao cessar o acelerador. O grau de regeneração,
vai variar de acordo com o modo escolhido.
No Road, por exemplo, fica disponível
a aceleração máxima do C e cerca de 50% da energia é recuperada ao deter o
acelerador e 100% ao frear. No Eco Pro, a energia é poupada ao limitar a força
do scooter, mas o seu nível de recuperação é o máximo.
Escolhendo a opção Sail, a energia não será recuperada ao parar de acelerar, deixando o veículo deslizar livremente. Para completar, a opção Dynamic combina potência plena, com alto grau de recuperação.
Escolhendo a opção Sail, a energia não será recuperada ao parar de acelerar, deixando o veículo deslizar livremente. Para completar, a opção Dynamic combina potência plena, com alto grau de recuperação.
Scooter não
tem chassi convencional
Outra novidade empregada no C Evolution está em sua base, que não faz uso de um chassi tradicional. Na verdade, o conjunto fica ancorado na caixa de bateria central, feita de alumínio, que serve de apoio para a balança traseira e suspensão dianteira. De série, o modelo traz freios ABS.
Outra novidade empregada no C Evolution está em sua base, que não faz uso de um chassi tradicional. Na verdade, o conjunto fica ancorado na caixa de bateria central, feita de alumínio, que serve de apoio para a balança traseira e suspensão dianteira. De série, o modelo traz freios ABS.
Como tecnologia embarcada, o scooter
possui também controle de tração, que no Evolution é chamado de "Torque
Control Assist". O sistema evita que a aceleração da roda traseira exceda,
evitando que deslize ao chegar ao limite de aderência com o solo.
O comportamento do Evolution pode ser
monitorado através de seu painel, totalmente digital, que passa informações de
consumo, velocidade, nível da bateria, entre outros.
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