A Yamaha prometeu que faria uma ofensiva mundial de lançamentos nos próximos anos e isso, claro, inclui o Brasil. Uma das primeiras novidades dessa nova fase é um motor de três cilindros, que equipa a FZ-09.
Criada para substituir a FZ-08 com seu quatro-cilindros, a motocicleta recebe esse nome (ou Fazer 900) nos EUA. Para os demais mercados, ela é chamada de MT-09.
Por causa da força da “marca” Fazer no Brasil e de olho nos donos da 600 que foi vendida aqui, a novidade deverá resgatar essa nomeclatura caso seja confirmada para o Brasil.
A MT-09 mistura elementos de naked e motard. Além disso, traz detalhes como o pequeno painel de instrumentos digital, a lanterna com LEDs e a dianteira com aparência de que perdeu a carenagem.
Seu quadro do tipo diamante feito de alumínio moldado é leve, rígido e contribui para melhorar as respostas da moto em mudanças de trajetória. O escapamento, posicionado na parte inferior do conjunto, reduz o centro de gravidade.
O banco é inteiriço, em dois níveis. Já as suspensões, com 137 mm de curso na dianteira e 130 mm na traseira, têm ajustes de pré-carga. Os freios são a disco – duplo na frente e simples atrás, têm 298 mm e 245 mm, respectivamente.
TECNOLOGIA
O novo motor de três cilindros de 847 cm³ é todo feito de alumínio. Gera 115 cv de potência a 10.000 rpm e 8,9 mkgf de torque a 8.500 rpm. A transmissão é de seis marchas.
Entre os destaque do propulsor está o virabrequim crossplane, herdado da superesportiva R1. O conceito dessa tecnologia é que os cilindros não sobem e descem juntos, mas sim contrapostos e com defasagem de 120° entre eles. Segundo informações da Yamaha, isso se traduz em bom torque em baixa rotação, como nos motores de dois cilindros, e, ao mesmo tempo, em acelerações vigorosas típicas dos de quatro.
Outra virtude da MT-09 é o acelerador eletrônico, que torna mais ágeis as respostas aos comandos do piloto, e o Yamaha D-Mode. Esse sistema conta com três modos preestabelecidos de entrega de potência.
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