Com 110 anos recém-completados, a Harley-Davidson mostrou nos Estados Unidos a linha 2014 que vem cheia de novidades. Para a família Sportster, que inclui os modelos 883 e 1200 Custom e seus derivados, a introdução de freios ABS (sistema antitravamento) e chave com sensor de presença, além de novas cores e grafismos.
Mas a principal novidade é a chegada do motor Twin-Cooled™ High Output Twin Cam 103, um V2 de 1.690 cm³ refrigerado por um misto de ar e água. Segundo o comunicado da marca, esse motor gera 10,7 % de torque que a versão arrefecida a ar. A água circula apenas na cabeça dos cilindros e em torno das válvulas de exaustão e então vai para os dutos dissipadores de calor.
Inicialmente apenas o Tri-Glide, triciclo da marca – e que não é vendido no Brasil – e a Electra Glide Ultra Limited, modelo topo da família Touring, terão o motor. Haverá uma versão CVO desse motor que se configura por ter maior capacidade cúbica – 1800 cm³ – e comando de válvulas mais agressivo da linha de preparação da H-D, a Screamin’ Eagle. A versão refrigerada apenas a ar continuará a venda nos outros modelos da família Touring.
Outras mudanças a linha touring foram a introdução de um sistema multimídia novo com tela sensível ao toque embreagem hidráulica, freios ABS combinados, que freiam o dianteiro e o traseiro concomitantemente em qualquer situação, suspensão frontal recalibrada e faróis de neblina e luzes diurnas de LEDs.
Todas essas mudanças na Ultra fazem parte do Projeto Rushmore, que trouxe melhorias a todos os modelos touring no que diz respeito a capacidade de iluminação, frenagem, conforto, entretenimento e estilo, este último na forma de leves alterações aerodinâmicas e novos punhos de comando.
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