O consumidor brasileiro está cada dia mais interessado nas motocicletas de média e alta cilindradas. E as fabricantes já compreenderam esse desejo de evolução.
Com a melhoria da renda no País, há mais lançamentos com motor a partir de 600 cm³– modelos cujos preços vão de R$ 28 mil a R$ 50 mil.
Uma das novidades é a naked com motor de 600 cm³ que a Sundown promete para julho. Até o fim do semestre, a Honda lançará a renovada CB 600F Hornet. A Traxx também terá um modelo dessa categoria.
“Trata-se de uma evolução natural da mentalidade do motociclista, que se vale da melhoria da renda e das facilidades de financiamento para ter uma moto maior”, afirma o diretor executivo da Abraciclo, associação que reúne parte das fabricantes de motos, Moacyr Alberto Paes. “As montadoras estão de olho nisso.”
O avanço da participação de modelos com motores de mais de 400 cm³ fica claro quando são analisados os índices divulgados pela entidade. Em 2003, o segmento respondia por 0,6% (5.251 unidades) das vendas totais de motos no mercado brasileiro. Em 2010, a participação subiu para 2% (29.031), mesmo número registrado no acumulado de janeiro a abril deste ano (10.205).
“O interesse específico dos consumidores pelos modelos de 600 cm³ se deve à facilidade de condução dessas motos, que têm ciclística ‘dócil’”, diz o supervisor de relações públicas da Honda, Alfredo Guedes.
Ele diz que o impacto da mudança de cilindrada (de baixa para média) na forma de guiar é baixo. “Algumas características dessas motos, como o ronco do motor, atraem os clientes.” Com 1.248 vendas neste ano, Hornet só perde, entre as Honda, para os modelos pequenos.
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