- O mercado automotivo brasileiro está tão aquecido que coloca as fabricantes em guerra total, ou seja, até mesmo produtos que não competem pelo mesmo cliente são convocados para guerrear (ou no mínimo ofuscar) o rival. Assim, no mesmo instante em que a Ford anunciava à imprensa especializada a distribuição do novo EcoSport na Europa (para a marca do oval, um passo importante para um produto "tupiniquim"), a Chevrolet tratou de cravar que seu novo modelo compacto vai realmente se chamar Onix, como UOL Carros havia adiantado, mas sem acento circunflexo na letra O.
Depois, no começo de 2013, será a vez da chegada do Onix sedã -- a carroceria maior está em testes junto com o hatch, pode até ser apresentado este ano, mas ainda precisa de um tempo de maturação.
O novo modelo será fabricado na unidade de Gravataí (RS) e apesar de chegar primeiro como um dois-volumes deve aposentar, de cara, o Prisma, mantendo o Celta vivo ainda por um tempo. O fato é que o Prisma não vende bem há algum tempo e isso contou para sua jubilação -- o Celta é o modelo mais vendido da marca no país (o quinto no ranking geral da Fenabrave), e seguirá posicionado abaixo do Onix, enquanto o veteraníssimo Classic (11º em vendas gerais) seguirá em linha por estar puxando os emplacamentos da marca no segmento de sedãs de entrada.
MOSTRANDO OS DENTES
A GM trata de mostrar, porém, que vai entrar preparada na disputa: a marca americana renovou todo o portfólio da Chevrolet desde o final de 2011, mas muitos dos produtos deixaram no ar a sensação de que faltava algo. A plataforma Gamma 2 -- utilizada em Cobalt, Sonic, Spin e que também é a base do Onix -- garante bom espaço interno e confirma a presença de itens de segurança, como airbags e freios com ABS desde as mais simples configurações. Mas não havia o "plus" (a Volks garante pacotes que podem deixar o Gol tão equipado quanto seus modelos de ponta, ainda que isso custe caro; a Fiat tem customização extrema e até versão Sporting de seu Uno; a Hyundai promete visual arrebatador e bons equipamentos para o HB20, enquanto a Toyota assegura confiabilidade).
A "falta" também será corrigida pelo Onix, que segundo a fabricante contará com opção de câmbio automático de seis marchas (o mesmo utilizado por Sonic, Cobalt e Cruze) e sistema multimídia com tela de LCD touch screen no painel central. Este último item pode até ser considerado perfurmaria, mas a caixa automática é um item importante para um veículo que enfrentará o cada vez mais abarrotado tráfego urbano e será um diferencial importante do modelo da Chevrolet, uma vez que não é encontrada, neste momento, em nenhum dos rivais, que quando muito contam com caixas automatizadas -- ainda não lançados, Toyota Etios e Hyundai HB20 prometem também ter câmbios automáticos, mas dotados de menos velocidades.
Ainda de acordo com a fabricante, o sistema multimídia (chamado de MyLink) "permitirá ao usuário ouvir músicas e importar fotos, vídeos e aplicativos do celular para dentro do veículo, além de fazer ligações telefônicas via Bluetooth".
- Teasers da GM revelam que o novo Chevrolet Onix terá, como opcionais, painel com tela LCD touch screen e câmbio automático de seis marchas -- o mesmo utilizado por Cruze e Sonic
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